Doentes Críticos

A informação contida nesta página destina-se exclusivamente a profissionais de saúde.

Baxter completes Gambro acquisition

Hipovolémia

Definições e causas

A hipovolémia refere-se a uma diminuição anormal do volume plasmático, implicando uma perda de fluido e de solutos no espaço intravascular. Se não for tratada, a hipovolémia pode progredir para choque hipovolémico.

A hipovolémia pode ser absoluta ou relativa. A hipovolémia absoluta diz respeito à redução do volume de fluido intravascular devido à perda de fluido neste compartimento. Na hipovolémia relativa essa redução de volume deve-se ao aumento da capacidade do espaço intravascular.

A hipovolémia pode ser causada por hemorragia, vómito e diarreia, sudação excessiva, diabetes descontrolada, insuficiência renal, abuso de diuréticos e laxantes.

Choque hipovolémico

Definições e causas

Choque – Condição de alterações hemodinâmicas e metabólicas graves caracterizada por falência do sistema circulatório para manutenção de perfusão adequada de órgãos vitais.

Tipos de choque e sua etiologia:

  • Choque cardiogénico – insuficiência ventricular aguda; 
  • Choque hipovolémico com hipovolémia absoluta – perda de volume do sistema vascular; 
    • Choque hemorrágico: perdas de sangue visíveis através de feridas
    • Choque traumático: perdas de sangue internas após trauma
    • Choque por queimadura: perdas de plasma através de flictenas
    • Choque por desidratação: perdas de água e electrólitos por diarreia/vómitos/fístulas
  • Choque hipovolémico com hipovolémia relativa – aumento da capacidade do sistema vascular
    • Choque séptico: vasodilatação como consequência da sépsis
    • Choque anafiláctico: vasodilatação como consequência da anafilaxia
    • Choque neurogénico: vasodilatação devido à interrupção irreversível da regulação do tónus intravascular pelo sistema nervosos central, após trauma cerebral ou espinal

Aspectos patológicos da hipovolémia não compensada

Abordagem terapêutica ao doente hipovolémico

Face ao descrito anteriormente, torna-se imperiosa uma abordagem terapêutica capaz de promover a estabilização hemodinâmica do doente.

Os objectivos da substituição de volume no tratamento da hipovolémia e do choque hipovolémico são estabilizar a circulação sanguínea e assegurar uma perfusão adequada dos tecidos.

Os fluidos utilizados no tratamento da hipovolémia são genericamente designados correctivos da volémia, de substituição ou de reanimação e são administrados por via intravenosa. Estes podem ser classificadas em duas categorias: cristalóides e colóides.

Tabela 1 – Vantagens e limitações de cristalóides e colóides na reposição de volumes

Os cristalóides são soluções de pequenas partículas iónicas ou não iónicas (PM<30kDa), tais como a solução polielectrolítica Baxter - Plasma-Lyte. Os cristalóides não são constituídos por moléculas de grande dimensão e, por conseguinte, não exercem pressão oncótica, circulando livremente através das membranas dos capilares e das células. Podem aumentar rapidamente o volume sanguíneo mas o seu efeito é, em geral, breve porque tendem a sair rapidamente do espaço intravascular para o espaço intersticial.

Os colóides são soluções que contêm partículas capazes de exercer pressão oncótica (PM>30kDa), tais como o expansor plasmático Baxter – PlasmaVolume Redibag. Tal como os cristalóides fazem com que o fluido seja removido do espaço intersticial e entre nos vasos sanguíneos, o que aumenta ou expande o volume sanguíneo. Comparativamente às soluções cristalóides, é necessária uma menor quantidade de solução colóide para uma substituição eficaz do volume.

Em última análise, a selecção de uma solução de perfusão deve ser determinada pelo julgamento clínico e adaptada às necessidades individuais de cada doente – Goal-directed Therapy. De facto, a utilização conjunta de Plasma-Lyte como repositor de fluidos e de PlasmaVolume Redibag como expansor plasmático permitirá uma abordagem integrada no tratamento da hipovolémia.

Catálogo de Produtos

Para obter mais dados acerca dos nossos produtos, incluindo informações acerca da embalagem e como fazer uma encomenda.