Missão e Prioridades

Sobre nós

A Fundação Baxter Internacional, o ramo filantrópico da Baxter International Inc., ajuda diferentes organizações a favorecer o acesso a cuidados de saúde em todo o mundo. A fundação, criada em 1981, começou a concentrar a sua actividade exclusivamente no desenvolvimento dos cuidados de saúde a partir de 2002, concretamente centrando-se nas pessoas mais desfavorecidas ou incapacitadas das comunidades onde vivem e trabalham os colaboradores da empresa.

O objectivo principal da Fundação é criar um impacto positivo e prolongado no sector da saúde e no acesso a cuidados de saúde em todo o mundo.

Como consequência da limitação dos investimentos dos governos em saúde, o número de pessoas sem seguro de saúde ou com seguros com coberturas reduzidas aumentou; os desastres, tanto naturais como produto da acção do homem, geram um aumento da necessidade de serviços de saúde em todo o mundo. Ao mesmo tempo, são muitas as organizações de solidariedade que trabalham com limitações económicas e de pessoal, tentando, com grande esforço, suprir as necessidades que enfrentam diariamente.

Programa de Subvenções

Através do seu Programa de Subvenções a Fundação Baxter Internacional financia projectos que melhoram o acesso a cuidados de saúde eficientes e de qualidade.

Com base nesta prioridade, a Fundação financia economicamente diferentes projectos dirigidos a facilitar o acesso de pessoas desfavorecidas a cuidados de saúde, nas comunidades onde vive ou trabalha um número significativo de colaboradores da Baxter.

Acesso a cuidados de saúde

Na sua definição de acesso a cuidados de saúde a Fundação Baxter Internacional inclui saúde oral, saúde mental, tratamento de dependências e serviços de saúde para pessoas portadoras de deficiência; bem como atenção a vítimas de violência doméstica, abuso sexual ou abuso infantil.

Prémios

 

Através dos seus programas, a Fundação Baxter Internacional premeia a excelência no serviço comunitário e em investigação no campo da saúde. Os prémios da Fundação, incluindo o Prémio Foster G. McGaw, são galardões de reconhecido prestígio na sua área.

Participação dos Colaboradores

A Fundação conta igualmente com um amplo número de programas que apoiam os colaboradores da Baxter nos seus esforços filantrópicos pessoais. Um exemplo é o programa “Dollars for Doers” (dólares para os que ajudam), através do qual a Baxter concede donativos a organizações dos Estados Unidos nas quais os colaboradores da empresa participam como voluntários.