As nossa operações e produtos

A gestão ambiental tem sido um tema central para a Baxter durante mais de três décadas. Para continuar a melhorar os resultados ambientais da empresa, a Baxter conta com programas ao longo do ciclo de vida do medicamento, desde o seu desenvolvimento e gestão pelo fornecedor, até ao fabrico, transporte e final da sua vida útil.

Os sistemas de gestão da Baxter são verificados segundo os nossos próprios padrões internos e também segundo os padrões internacionais

No caso da empresa em Portugal, este esforço foi traduzido através da obtenção da Certificação nos Padrões Internacionais ISO9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO13485 (Sistema de Gestão da Qualidade para Dispositivos Médicos) e ISO14001 (Sistema de Gestão Ambiental). Além disso, o programa de Segurança e Higiene no Trabalho está certificado desde 2008 por um dos padrões mais conhecidos nesta área, a norma britânica OHSAS18001.

Impulsionando uma cadeia de distribuição ecológica

Uma parte muito importante da repercussão ambiental da Baxter produz-se na sua cadeia de distribuição. Por exemplo, calcula-se que 38% da pegada de carbono total da empresa está representada pelos seus fornecedores. A Baxter concentra os seus esforços em tornar a sua cadeia de distribuição mais ecológica reduzindo as emissões relacionadas com o transporte, obtendo matérias-primas e outros bens com impacto ambiental reduzido e ajudando os fornecedores a melhorar o seu desempenho ambiental.

Reduzir a nossa pegada de carbono

As empresas desempenham um papel importante na altura de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa que contribuem para as alterações climáticas. As estratégias da Baxter para reduzir as emissões das suas operações incluem a poupança de energia, tecnologias eficientes na utilização de energia, energias renováveis, novas instalações de elevado desempenho e o emprego de créditos e de compensações de carbono.

Em 2009 a Baxter Portugal foi a primeira Baxter a produzir energia através paineis fotovoltaicos para poder permitir uma compensação do seu consumo.

Podemos assinalar também que em Portugal a empresa dispõe de diversos programas de sensibilização em matéria de sustentabilidade para os seus colaboradores, como por exemplo a partilha de veículos nas deslocações para o trabalho, estabelecendo horários para apagar as luzes nas instalações, tendo também equipas mistas de trabalho para propôr e executar projectos nas áreas de Meio Ambiente, Higiene e Segurança.

Reduzir a utilização de recursos naturais

A população humana multiplicou-se para mais do dobro desde 3 mil milhões em 1959 para 6,8 mil milhões em 2010, e calcula-se que aumente para 9 mil milhões no ano 2040. Este aumento drástico, juntamente com o rápido desenvolvimento económico de muitos países, exige um esforço enorme de recursos naturais. Para aumentar a disponibilidade destes recursos para as gerações futuras, a Baxter trabalha para os utilizar com eficiência. Este aspecto também melhora o desempenho ambiental da empresa e acentua a sua vantagem competitiva.

Relatório de Sustentabilidade

sustainability