O nosso mundo

Como empresa global de cuidados de saúde centrada na inovação, a Baxter assume a responsabilidade de ajudar a resolver os maiores desafios de cuidados de saúde do mundo através da investigação e desenvolvimento de produtos e da doação estratégica de medicamentos, com atenção especial para as pessoas mais necessitadas.

Doações de produto

A Baxter doa os seus produtos para ajudar a enfrentar o desafio do acesso a cuidados de saúde em todo o mundo. Em 2009, a empresa doou 18,9 milhões de dólares em produtos (incluindo os programas de assistência ao doente da Baxter) para ajudar pessoas necessitadas em 76 países. A Baxter doa os produtos que as organizações beneficiárias solicitam especificamente, incluindo as soluções por via intravenosa (IV), produtos farmacêuticos e produtos para a hemofilia.

Voluntariado institucional

O serviço à comunidade e a participação dos seus colaboradores é um princípio fundamental da visão e da cultura da Baxter. Os colaboradores da Baxter têm trabalhado em projectos que melhoram a vida das pessoas, aumentam o acesso a cuidados de saúde e respondem aos problemas ambientais, de ensino e culturais das comunidades em que vivem e trabalham.

Em 2009, mais de 6.550 colaboradores da Baxter dedicaram mais de 159.000 horas fazendo trabalho voluntário nas suas comunidades através de todo o tipo de actividades.

Desenvolvimento de produtos para a ‘base da pirâmide’

Para além dos donativos, a Baxter tem o compromisso de aumentar o acesso a cuidados de saúde através da inovação do modelo de negócio e de produto, oferecendo soluções de saúde especificamente para os que se encontram na “base da pirâmide” (ou BoP, conforme a sigla inglesa): as cerca de 4 mil milhões de pessoas que vivem com menos de €1,200 por ano e têm acesso limitado a cuidados de saúde.

A Baxter já dispõe das infra-estruturas e dos canais para o desenvolvimento e comercialização de produtos em muitas das áreas onde residem os habitantes da BoP. Em 2009, a Baxter determinou que nessa altura tinha actividade comercial em 84 de 151 países (56%) considerados como economias emergentes e em desenvolvimento pelo Fundo Monetário Internacional (dados de 2008). Desta forma, a empresa planeia aplicar profusamente a sua experiência nos mercados emergentes para desenvolver a sua estratégia de BoP.

A Baxter criou uma rede de líderes de mercado em cada uma das suas áreas de negócio para aumentar a coesão do planeamento de produto a longo prazo englobando toda a empresa e alinhar esse mesmo planeamento com potenciais novos modelos de negócio para ir ao encontro destas populações. Os passos seguintes incluem conciliar os objectivos regionais do negócio com as necessidades da BoP e identificar o modelo óptimo de negócios para dar resposta às referidas necessidades. Como parte permanente do processo de revisão da carteira de produtos da Baxter, a empresa vai continuar a procurar oportunidades estratégicas para melhorar a sua oferta à BoP.

Relatório de Sustentabilidade

sustainability