A nossa história
A inovação está no nosso ADN. Há mais de 85 anos que nos focamos em salvar e prolongar vidas e em melhorar os cuidados dos doentes.
Na década de 30: A nossa primeira década de inovação
1931: Os Drs. Ralph Falk e Don Baxter lançaram a Don Baxter Intravenous Products Corporation, o primeiro fabricante comercial de soluções IV preparadas.
Pouco tempo depois da nossa fundação, apresentámos o recipiente TRANSFUSO-VAC para colheita e conservação de sangue, que tornou a colocação de sangue em banco algo prático e permitiu a conservação durante um período de até 21 dias.
No fim da década, mudámos de nome para Baxter Laboratories, Inc. e abrimos a nossa primeira fábrica numa sala de exposição automóvel renovada, em Glenview, no estado do Illinois.
Décadas de 40 – 60: Avanços na indústria
1941: Apresentámos o recipiente PLASMA-VAC, que pela primeira vez permitiu que o plasma fosse separado do sangue total para conservação.
1948: Lançámos um recipiente de plástico inquebrável para conservação de sangue.
1950: A nossa segunda fábrica nos EUA abriu em Cleveland, no Mississippi. Dois anos mais tarde, tornámo-nos a primeira empresa nos EUA a fabricar plasma humano disponível comercialmente após a aquisição dos Hyland Laboratories.
1954: Internacionalizámo-nos ao abrir um escritório na Bélgica. Dois anos mais tarde, o médico holandês Willem Kolff desenvolveu o primeiro “rim artificial”, que foi criado a partir de lâminas de madeira, latas de sumo de laranja e uma membrana de celofane. A partir do seu trabalho, produzimos o primeiro sistema de diálise comercial mais tarde nesse mesmo ano.
1960: Apresentámos a primeira solução de diálise peritoneal (DP). A DP filtra os resíduos do sangue das pessoas com insuficiência renal através da sua membrana peritoneal em vez de um dialisador externo. Um ano mais tarde começámos a ser negociados na Bolsa de Nova Iorque.
Décadas de 70 – 90: Expandindo a nossa presença global e inovações
1970: Apresentámos o primeiro recipiente IV flexível de plástico. Este avanço médico permitiu perfusões num sistema fechado, o que reduziu as probabilidades de contaminação.
1971: A nossa empresa juntou-se à lista da Fortune 500 das maiores empresas americanas. Também abrimos uma fábrica de soluções IV na Carolina do Norte, que até hoje continua a ser a maior de todas as nossas fábricas.
Os nossos recipientes de plástico MINI-BAG chegam ao mercado em 1974, disponibilizando assim medicamentos pré-misturados prontos a utilizar aos hospitais. Mudámo-nos para a nossa atual sede, em Deerfield, Illinois, no ano seguinte.
Lançámos vários produtos na década de 80, incluindo a sistema de perfusão portátil elastomérico que permite aos doentes receberem terapêutica IV em qualquer ambiente.
1985: Adquirimos a American Hospital Supply Corporation, uma empresa de distribuição no setor dos cuidados de saúde.
1991: O nosso Sistema de Acesso IV é lançado, apresentando o primeiro sistema “sem agulha” para terapêutica IV.
1994: O nosso sistema de diálise peritoneal automatizada (DPA), foi lançado. Também abrimos uma fábrica em Singapura para fabricar soluções de diálise peritoneal para o mercado asiático.
1998: A nossa aquisição da Divisão de Produtos Farmacêuticos da Ohmeda tornou a Baxter um líder na anestesia inalada. Nesse mesmo ano, apresentámos o recipiente flexível de três câmaras para nutrição parentérica total e conseguimos a aprovação primeiro selante de fibrina nos EUA.
A partir de 2000: Um novo milénio de inovação
A primeira parte da década foi notável para uma série de aprovações regulamentares para alguns dos nossos principais produtos. Estes incluíram:
- uma solução de DP baseada em não glicose;
- o primeiro concentrado de fator VIII recombinante para a hemofilia criado sem quaisquer proteínas humanas ou animais adicionadas na cultura celular;
- a primeira albumina num recipiente flexível de plástico; e
- um anestésico inalado utilizado em cirurgia.
2007: Apresentámos o primeiro conetor IV com revestimento antimicrobiano. Alguns anos mais tarde, recebemos aprovação da FDA para, o primeiro selante de fibrina de libertação lenta disponível comercialmente utilizado para aderir a enxertos de pele em doentes com queimaduras.
2011: A Baxter Ventures lançou e tornou-se um novo meio para identificarmos e financiarmos a inovação nos cuidados de saúde. Também adquirimos a Baxa Corporation para melhorar as nossas ofertas na automatização de farmácias.
2012: Adquirimos a Sigma, um fabricante de bombas de perfusão inteligentes, e a Synovis Life Technologies, Inc., uma empresa líder de mercado de produtos de microcirurgia.
2013: Adquirimos a GAMBRO AB, uma empresa inovadora nos cuidados renais. Também recebemos a aprovação para comercialização na União Europeia para um Hemostático selante, que ajuda a controlar a hemorragia em vários cenários cirúrgicos.
2015: Fizemos uma derivação dos nossos negócios da BioScience para nos focarmos nos cuidados hospitalares, nutricionais, renais e cirúrgicos. Também lançámos o primeiro sistema de DPA com funcionalidades de fácil utilização que ajudam a orientar os doentes com doença renal terminal na terapêutica de diálise peritoneal (DP) em casa, ao mesmo tempo que os mantém ligados remotamente aos seus profissionais de saúde.
2016: Na Europa, lançámos o único sistema de nutrição parentérica de três câmaras pronto a utilizar aprovado para bebés prematuros. Além disso, a HDx ativada por um dialisador concebido pela Baxter é uma nova terapêutica de diálise que estamos a desenvolver de forma pioneira para doentes com doença renal terminal por um dialisador concebido pela Baxter contém uma membrana inovadora, que proporciona uma terapêutica de hemodiálise expandida (HDx).
2017: Foram lançadas novas versões dos nossos agentes hemostáticos. Adquirimos a Claris Injectables Limited, uma empresa farmacêutica de injetáveis genéricos, e anunciámos novas colaborações de investigação e desenvolvimento clínicos com importantes instituições incluindo a Mayo Clinic e Ramot at Tel Aviv University/Tel Aviv Sourasky Medical Center. Mayo Clinic and Ramot at Tel Aviv University/Tel Aviv Sourasky Medical Center.
2018: O nosso sistema de DPA é lançado no Japão, refletindo as necessidades e aspetos demográficos locais e tornando-o uma opções de tratamento viável para doentes renais naquele país.